terça-feira, 27 de outubro de 2015

MAURÍCIO...80 ANOS!

No dia 27 de Outubro de 1935, na cidade de Santa Isabel, interior de São Paulo - há exatos 80 anos atrás - nascia Mauricio Araujo de Sousa. 
Teve dez filhos. Parte de sua infância, êle viveu em Mogi das Cruzes, desenhando e rabiscando nos cadernos escolares.
Mais tarde, seus traços passaram a ilustrar cartazes e pôsteres para os comerciantes da região. Aos 19 anos mudou-se para São Paulo e, durante cinco anos, trabalhou no jornal "Folha da Manhã" (Atual "Folha de São Paulo"), escrevendo reportagens policiais.
Em 1959, quando ainda atuava como repórter policial, criou seu primeiro personagem – o cãozinho Bidu.
À partir de uma série de tiras em quadrinhos com Bidu e Franjinha (O dono do cachorro) publicadas semanalmente na "Folha da Manhã", Mauricio iniciou sua carreira.
Nos anos seguintes, criou mais tiras e diversos personagens — Cebolinha, Piteco, Chico Bento, Penadinho, Horácio, Raposão, Astronauta etc.
Até que, em 1970, lançou a revista "Mônica", com tiragem de 200 mil exemplares.
Hoje, entre quadrinhos e tiras de jornais, suas criações chegam à cerca de 30 países. Mauricio de Sousa é o mais famoso e premiado autor brasileiro de quadrinhos, tendo alcançado o número de 1 bilhão de revistas publicadas.
Não à toa, que é considerado o maior formador de leitores do Brasil. Aos quadrinhos, se juntam centenas de livros ilustrados, revistas de atividades, álbuns de figurinhas, CD-ROMs, livros tridimensionais e livros em braile.


PARABÉNS MAURÍCIO, PELOS SEUS 80 ANOS!



2 comentários:

  1. Acho que quase todos começaram e aprenderam a ler pelos gibis do Mauricio. Belas lembranças.

    ResponderExcluir
  2. Olá amigo Rui,
    Você disse uma grande verdade, Mauricio leva esse grande mérito.
    Abraço, e obrigado pelo comentário.
    Sabino

    ResponderExcluir