quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

UMA HISTÓRIA... UM ARTISTA POR DIA - XI

IDENTIFICAÇÃO
WATSOM PORTELA

Watson Portela é um dos nomes fundamentais dos quadrinhos brasileiros, parte de uma geração que começou no finalzinho de 1970, e hoje sem favor nenhum, poderia estar em qualquer revista internacional. Watson Portela em 1971 produziu, junto com seu irmão Wilde Portela uma revista de faroeste chamada “O Águia”, e neste mesmo período ilustrou o Suplemento Infantil do jornal “O Diário de Pernambuco” e iniciou-se nos cartuns. Sempre ligado aos quadrinhos Watson Portela fez histórias de terror para a editora Taika de São Paulo e narrativas clássicas para a editora EBAL.
Mas a revelação de Watson Portela aconteceu em1978 na revista Spektros na série “Paralelas”.
A extrema modernidade e a clareza dos traços de Watson Portela assombraram os leitores. A editora Vecchi, gostou muito do trabalho de Watson Portela, e o escalou para desenhar a série de Western chamada “Chet”, onde se notavam as influências de Jean Giraud e Blanc-Dumont.
Watson Portela trabalhou para a editora Grafipar, criando mais de cem histórias de ação, ficção cientifica com erotismo. Colaborou com a famosa revista: “Inter Quadrinhos” e a na editora Press Editorial colaborou com a revista “Alienigena”.
Na editora Abril, desenhou a série “Jovem Radical”, além de ilustrar muitas capas de revistas dos heróis da Marvel Comics.
O traço de contorno forte, pequenos pontos e linhas quebradas, formam um desenho tridimensional e tornam sua obra uma das mais importantes do país.
Watson Portela ainda colaborou com a revistas: “Mad”, “Pau Brasil”, “Horror Show” e “Almanaque quadrinhos”.
Em álbuns saíram: “Paralelas”, “A Ultima Missão”, este ultimo a partir de super heróis criados por Eugenio Colonnese.




Nenhum comentário:

Postar um comentário