sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

UMA HISTÓRIA... UM ARTISTA POR DIA - VII

GUERREIROS DO DESESPERO
MOZART COUTO
Mozart Cunha Couto, mineiro de Juiz de Fora, tornou-se um dos melhores desenhistas de quadrinhos dos últimos trinta anos, sempre apresentando desenhos bonitos, limpos, quase clássicos com uma categoria que o tempo e a atividade quase permanente nos quadrinhos aperfeiçoariam de forma marcante. Na editora Gráfipar fez dezenas de histórias – sem nunca, entretanto, deixar de lado as exigências pessoais de capricho e qualidade. Sintetizou sua linha criativa para o sexo junto com a ficção cientifica, terror, western e aventuras selvagens, principalmente por exigências comerciais.
Colaborou com a editora D’Art criando histórias de horror gótico da melhor qualidade. Criou também séries onde heroísmo e magia em reinos fantásticos se realizam muitas vezes bem melhor que o modelo tradicional (Conan).
Em 1986 com seu trabalho reconhecido no exterior, fez especialmente para a Bélgica: “O Viajante”, que só foi publicado no Brasil em 1989. Trabalhou para a editora Abril; na revista Aventura e Ficção, igualando seus trabalhos  aos dos mestres: José Ortiz, Manfred Sommer, Adolfo Usero e outros.
O talento de Mozart Couto consegue introduzi-lo no seleto mercado europeu publicando álbuns e tiras na França, Bélgica e outros países. Isso ajudou a leva-lo às editoras norte-americanas (DC Comics, Dark Horse e Marvel), mas, sempre com os olhos voltados para o seu país.
Então para apreciar esta bela amostra que conta com o roteiro de Júlio Emílio Braz, é só clicar na hiperligação. Boa Leitura!


Nenhum comentário:

Postar um comentário