terça-feira, 7 de janeiro de 2014

UMA HISTÓRIA... UM ARTISTA POR DIA – V

SENZALA
RODVAL MATIAS

Hoje temos outro mestre dos quadrinhos brasileiros, que surgiu na década de 70, um dos que mais se destacaram na Gráfipar (Gráfica Editora Ltda.).
Vindo do interior do Paraná, desde 1973 Rodval tentava vender suas histórias, tentou a Editora EDREL, onde Claudio Seto era um dos responsáveis, mas aquela editora estava fechando.
Rodval então veio para São Paulo onde trabalhou como escriturário, morando numa pensão e sempre desenhando nas horas vagas. Até 1978 não tinha conseguido publicar nem uma página de suas histórias; neste ano conseguiu vender para a EBAL, do Rio de janeiro, a história: “Holandeses no Brasil”, (que você poderá conhecer aqui no “Banca”), depois participou das edições de Eros (quadrinhos Eróticos) da Gráfipar, nesta editora num período de 4 anos desenhou mais de 200 histórias. Além da Gráfipar colaborou com a Vecchi, Noblet e D'Art.
Em 1990 junto de Julio E. Braz que escreveu os roteiros, e foi publicado na Bélgica; desenhou a série “Orinoco”, onde os personagens eram bandeirantes, escravos negros, índios, florestas, animais tropicais.
Para curtir este belo trabalho de Rodval Matias é só clicar na hiperligação, e se maravilhar com este grande artista clássico brasileiro.





Nenhum comentário:

Postar um comentário