sábado, 3 de agosto de 2013

LOBISOMEM # 3


Olá amigos, hoje no Banca dos Gibis Brazucas vamos tratar de um gênero que sempre fez muito sucesso no Brasil: Terror. E vamos também falar de um grande artista brasileiro que pouco se fala e corre-se o risco de cair no esquecimento, que muito contribuiu para os quadrinhos no Brasil: Sérgio Lima.
Sérgio Marques de Lima nasceu no Bairro da Mooca, em São Paulo no dia 15 de Fevereiro de 1925 e começou a trabalhar como vitrinista e pintor de painéis de propaganda. Em 1955, resolveu dedicar-se aos quadrinhos, adaptando A filha do inca, romance de Menotti Del Picchia, que nunca foi publicado.
Conheceu Alvaro de Moya, que o integrou à equipe das revistas da Editora La Selva. Lá passou a a desenhar histórias de humor para a revista Fuzarca e Torresmo (uma dupla de palhaços que faziam sucesso) e a revista Mazzaropi (o grande ator e humorista do cinema brasileiro) e também narrativas românticas em publicações tipo Alô docura e Alô Brotos, onde utilizava uma maravilhosa técnica de "aguada" que valorizava muito seus trabalhos.
Esteve também na Editora GEP (Grágica Editora Penteado), onde se especializou em terror, criando a Mumia e Lobisomem junto a Gedeone Malagola que se encarregava dos roteiros, e os desenhos num estilo gótico e característico de Sérgio Lima se encaixou perfeitamente no clima noir dos personagens, e foram preponderantes para o grande sucesso destas duas revistas. Trabalhou também na Editora Prelúdio, onde desenhou os personagens: Juvêncio, o justiceiro, Simãozinho, Histórias que o povo conta (este ultimo tirado de um antigo quadro do Programa Silvio santos da Radio Nacional [atual Radio Globo]; onde o povo enviava histórias de assombração, que eram dramatizadas.)
Em 1971, foi contratado pela Editora Abril e anonimamente desenhou, por muitos anos personagens de Walt Disney. Na década de 80 trabalhou num gênero que era uma das poucas opções aos artistas nacionais: o sexo. Desenhou Bernardão, o erótico; Bocage e um de seus últimos trabalhos, Madame Satã (edição especial da Editora Press), história baseada num filme de Cecil B. De Mille de 1930, claro, devidadamente sexo explicitado... Sérgio Lima faleceu em 1988.
O "Banca" trás uma edição de: O Lobisomem desta fase fantástica de sucesso no período da Editora GEP, onde podemos verificar o estilo gótico de Sérgio Lima, que se encaixava perfeitamente no clima para as ilustrações de terror.
Agora é só você clicar na hiperligação, baixar o scan e curtir este trabalho maravilhoso deste grande artista dos quadrinhos brasileiros.


Um comentário: