sexta-feira, 26 de julho de 2013

MINI SÉRIE - TERRA 1







Olá meus amigos hoje temos uma postagem especial para "aquecer" este fim de semana frio que estamos passando.
Os anos 90 foram marcados pela ideia lançada pelo grande Will Eisner, que foram as Graphic Novel, a partir da colocação deste grande gênio dos quadrinhos mundiais, todo o mercado mundial começou a lançar suas graphic Novel, envolvendo todos os gêneros, todas as editoras e todos os heróis dos quadrinhos.
A Editora Abril lançou muitas graphic, da Editora Marvel, da DC Comics, assim como a Editora Globo lançou as suas e todas fizeram muito sucesso.
Mas a Editora Abril foi mais além e resolveu publicar o projeto criado e editado por Sergio Figueiredo na época que ele e Hélcio de Carvalho haviam saído da editora e fundaram o Estúdio Arte & Comics, que ficou responsável pelas publicações da Editora Abril.
Este projeto teve como responsável o Hélcio de Carvalho, chamou-se "Terra 1", uma mini série em 4 edições, com a pretensão de se realizar uma obra ao nível das Graphic Novel estrangeiras.
E este objetivo foi alcançado, o trabalho teve um nível dos estúdios americanos, onde a obra é composta por uma equipe, que trabalhou no estilo de produção como costuma ser por lá.
A criação, edição e argumento foi de Sergio Figueiredo, o roteiro ficou a cargo de David Campiti e Kevin Juaire, os desenhos são de Carlos Mota; a arte final de René Micheletti , as letras de Lilian Mitsunaga, as cores ficaram a cargo de Alexandre Jubran, o Logo da capa foi feito por Raquel Matsushita.
Além desta equipe muito boa houve ainda a colaboração de grandes artistas brasileiros: as capas foram feitas por Mike Deodato (Deodato Borges Filho), colaborador a muitos anos da Editora DC Comics e da  Marvel Comics sendo artista exclusivo desta ultima editora; e a participação de Joe Bennet que trabalha para a Editora DC Comics, que criou o visual dos embaixadores.
Infelizmente este projeto foi realizado em 1998, ano em que a Editora Abril já estava numa grande crise, e prestes a perder os direitos de publicação dos títulos da DC Comics e da Marvel para a Editora Panini, e não houve uma divulgação necessária para ser um grande sucesso.
Este trabalho só peca por ser muito calcado nas publicações estrangeiras e poderia ter sido algo mais identificado com uma realidade mais brasileira, mas isso não tira o mérito da obra; mostrando que nossos artistas brasileiros não ficam devendo nada a nenhum artista de nenhuma parte do mundo.
Deixo meu agradecimento para o Black Bison, responsável pela digitalização e a equipe: Retreat BR Comics.
Cliquem na hiperligação para poderem baixar, curtir, avaliar e deixarem um comentário a respeito.

2 comentários: