terça-feira, 21 de maio de 2013

ESCORPIÃO # 1

Escorpião foi um personagem criado em 1965, que tinha o seguinte Slogan: “Eis que surge como uma sombra abrasadora,  terror dos malfeitores, deixa sobre eles, a sua marca...”
O Escorpião em sua primeira fase era uma cópia declarada do “Fantasma” criação de Lee Falk, o personagem foi encomendado em 1965 pelo editor Heli de Lacerda ao desenhista Wilson Fernandes, para a Editora Taika.
Essa iniciativa foi alvo de um processo por plágio aberto pela RGE detentora dos direitos do Fantasma no Brasil.
Essa fase do Escorpião durou apenas três edições, nesta versão a identidade do Escorpião era o Sr. Nilson, um homem comum sem poderes especiais e possuía uma base secreta no interior da floresta amazônica, e deixava uma marca de um escorpião nos bandidos. Combatia o crime com vários equipamentos inclusive uma lancha.
O fato de copiar personagens de sucesso, sempre foi uma pratica muito comum no mundo inteiro, existem dezenas de personagens de selva todos baseados em Tarzan, e na Itália, havia um personagem baseado no Fantasma chamado Zigomar.
Já na quarta edição o Escorpião sofreu uma grande reformulação tanto no seu visual, como também na sua origem e no roteiro, se distanciando do personagem criado por Lee Falk, contando com a arte do grande mestre Rodolfo Zalla.
Clique na hiperligação, e seja o primeiro a deixar um comentário




Um comentário:

  1. Olá,amigo... Ainda é possível atualizar esse link? :) Gostaria de conhecer essa HQ... Ou não... Um abraço...

    ResponderExcluir