segunda-feira, 1 de abril de 2013

ESPECIAL QUADRINHOS - SERTÃO E PAMPAS # 2


O blog “Banca dos Gibis Brazucas” está trazendo nesta postagem uma publicação muito importante e especial de um período rico das Histórias em Quadrinhos Brasileiras.
Trata-se de uma publicação da Editora Grafipar do selo “Especial Quadrinhos” com o título: “Sertão e Pampas”. Com este lançamento a Grafipar possibilitou que os curtidores de quadrinhos pudessem apreciar a aventura adulta regional.
Nesta edição os autores vão buscar as raízes de nossa aventura no pampa gaúcho. Sepé Tiarajú é nosso primeiro marco de resistência cultural e econômica.
Uma espécie de guerrilheiro indígena que teve como campo de batalha os interesses econômicos de Espanha e Portugal, e como arma a cultura indígena, alimentada pela grande fonte de informações jesuíticas.
Nesse cenário que o grande guerrilheiro desenvolve suas atividades transcendendo-as até nosso tempo através das histórias do velho pagé (que para os guaranis é chamado de PAYS) para o indiozinho desaculturado.
Ambos vivem uma realidade nossa. São favelados nas ruinas da antes pomposa São Miguel dos Sete Povos. Assim, entre presente degradante e passado historicamente rico, as contradições afloram na ficção pura de Luiz Rettamozo e Flavio Colin.
Para provar a todos que fazem histórias de “mocinhos e bandidos” que a nossa história está repleta de ambos e que não é tão difícil assim achar “quem é quem.”
Portanto, pegue o seu cavalo e descubra pelos pampas, onde se esconde a verdade, e bom proveito!
Então meus amigos, não esperem mais e cliquem no link para conhecer mais esta preciosidade dos quadrinhos brasileiros.






Um comentário:


  1. Olá galera do Gibis Brazucas, tudo bem?

    Por gentileza, poderiam reupar essa HQ, pois está off no local atual.

    Obrigado

    ResponderExcluir