quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

OS GIBIS INDEPENDESTES

Hoje publicamos dois exemplares de revistas independentes, mostrando o trabalho de alguns artistas brasileiros que não tiveram seus trabalhos publicados nem em grandes nem em pequenas editoras, mas nem por isso deixaram de mostrar seus trabalhos ao grande publico, seja na forma de "Fanzine", ou na mídia eletrônica.
Algumas destas obras seguem o estilo tradicional e artesanal de fazer quadrinhos, já outras destas obras, utilizam os modernos recursos com colorização digital, mas independente do método todos estão mostrando seu talento e criatividade.

ÉRCIO ROCHA # 1 - O PREMIO


O blog Banca dos Gibis Brazucas apresenta com absoluta exclusividade na grande rede, o trabalho de um grande desenhista brasileiro: "Giórgio Capelli", que criou vários personagens e que teve o seu principal personagem o Ércio Rocha publicado na seção de quadrinhos do jornal paulista "Noticias Populares".
Giógio Capelli é dono de um traço bonito com um claro escuro, visivelmente influenciado pelas histórias antigas de Terry e os Piratas, criação do artista Milton Caniff, que com certeza ele admirava, mas que desenvolveu seu próprio estilo, além de ser também o roteirista de suas belas histórias onde Giógio sempre exalta os valores de nossa terra como a literatura, os escritores brasileiros como Monteiro Lobato e a nossa gloriosa FAB (Força Aérea Brasileira).
Depois da publicação no jornal, Giórgio decidiu publicar seu personagem na forma de revista, e o "Banca dos Gibis Brazucas" vai publicar as cinco revistas ao qual teve acesso.
Destaque para as capas colorizadas de maneira artesanal pelo próprio artista.
Conheçam este grande trabalho de mais um grande artista brasileiro.



9MM # 1 - AS AVENTURAS DE LILY


A revista 9MM, é um tipico exemplo da forma atual que os artistas vem buscando para divulgar os seus trabalhos, ou seja através da mídia eletrônica. Através desta ferramenta muitas obras que nunca foram publicadas em papel conseguem ser muito mais conhecidas do que se fosse publicada por alguma editora.
9MM, As Aventuras de Lily, é uma obra das ultimas gerações de artistas, que além de seu talento de ilustrador, conta com os mais modernas ferramentas dos programas gráficos utilizando a colorização eletrônica, deixando os trabalhos num nível totalmente profissional.
Esse trabalho apresentado é de criação, roteiro, desenhos e cores de Célio Cardoso, com a capa de Tony Brandão.
Para conhecer essas duas obras é só clicar nos links, e  depois deixar seu comentário.



2 comentários:

  1. Olá amigo Sabino.
    Cá temos dois exemplos típicos que ilustram bem o que acontece muitas vezes na Banda Desenhada/Histórias em Quadrinhos. Temos um Ércio Rocha com uma história, um enredo, muito bom, e com desenhos muito bons para uma determinada época, que a mim agrada, mas às gerações mais novas admito que nem tanto.
    Temos depois uma Lily, com uns gráficos espantosos, mas uma história, ..., bem ..., assim assim. Tenta misturar super-herói com policial, mas, digamos que podia ser melhor.
    Fico imaginando como seria o Ércio Rocha com os gráficos da Lily. Estou em crer que seria fabulástico, diria mesmo fantabuloso.

    Bem-haja por nos mostrar estes fantásticos trabalhos que o deus dinheiro não permite que tenham mais divulgação, num mundo que, voluntáriamente se deixa escravizar pelo todo poderoso império financeiro.

    Luis

    ResponderExcluir
  2. Olá amigo Luis,
    Sua análise foi simplesmente sábia, e eu havia pensado também nesta analogia, um Ércio Rocha, com os recursso e arte da Lily.
    é uma pena que as coisas sejam assim, tanto trabalho bom que não tem oportunidade devido ao deus dinheiro não permitir, num mundo editorial escravo do poderio desse império financeiro.
    Grato pelo comentário e um abração.
    Sabino

    ResponderExcluir