quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

NOITE MORTAL - SANTA CLAWS


Deodato Taumaturco Borges Filho, nasceu em Campina Grande (PB) em 23 de Maio de 1963.
Seu pai Deodato Borges, jornalista, radialista, desenhista e roteirista foi o criador do heroi “Flama”, que surgiu nas novelas radiofônicas e foi o principal personagem da primeira revista em quadrinhos publicada no Nordeste, em 1963, Deodato  pai também foi o grande incentivador do filho e um de seus primeiros roteirista.
Deodato Filho, ou como é atualmente conhecido Mike Deodato Jr., começou a rabiscar muito cedo. Em 1978, com 15 anos, desenhou sua primeira HQ de seu primeiro personagem: “Ninja” em:”Missão: Matar Shifazum”, com roteiros do amigo José Augusto, Ninja foi publicado em alguns fanzines paraibanos, durante o ano de 1979. Esse trabalho denota a influência dos traços de John Bucema e de Jack Kirby.
Nos anos 80 começa a publicar charges e cartuns nos jornais “A União” ,  “Correio da Paraiba” e “O Norte”. Em 1984 publica o cangaceiro “Carcará” (criado por Emir Ribeiro), em sua primeira revista independente “HQ”. Neste mesmo ano saíram dois trabalhos importantes para a trajetória profissional de Deodato Filho, com clara influência de Neal Adams e do uso da retícula para a composição de suas páginas. Com roteiro de seu pai, foram publicados os álbuns: "3000 Anos Depois”. Uma ficção futurista e a saga “A História da Paraiba” em quadrinhos.
Nos anos 90, formado em comunicação pela UFPB, Deodato participa do XIII Salão Internacional de Angoulême , na França, ao lado de Angeli, Luiz Gê e Henfil. Trabalha como diagramador e desenhista nos jornais da Paraíba, publica na Bélgica, França e em Portugal, saiu o policial futurista “Leo Protheus”.

A TRAJETÓRIA DE DEODATO NOS E.U.A.

Em 1991, através do agenciamento da Art & Comics, publica  a HQ “Santa Claws” pela Innovation Comics, que marcou a entrada de Deodato no restrito mercado americano. Pela Innovation desenhou também “Lost in Space” e “Beauty and the Beast”, baseado na série da TV. “New Miracleman”, com roteiros de  Fred Burke foi outro trabalho importante. Nessa fase publicou ainda na Malibu, na Tundra e na Continuity, editora de seu ídolo Neal Adams.
A primeira chance nas grandes editoras foi na DC Comics e também marca a transformação de seu traço. O primeiro grande personagem foi a “Mulher Maravilha”, depois foi a vez de “Glory” (Image) e “Os Vingadores”, “Thor”,e Hulk, pela Marvel Comics.
Atualmente é o titular da revista mensal do personagem “Elektra” e elabora duas de suas criações: “Jade Warriors” e “Death Kiss” para a Amazing Comics.

SANTA CLAWS POR MIKE DEODATO JR.

Bem amigos, maravilhosa carreira de Mike Deodato, mas as coisas não foram um “mar de rosas”, vejam esta declaração do próprio Mike:

“O ano era 1991, e eu já estava a mais de dez anos publicando no mercado nacional, tentando sobreviver de quadrinhos. E estava cansado. Cansado de lutar contra editores caloteiros, baixíssima remuneração e nenhum reconhecimento.
Por conta disso, quadrinhos não eram minha principal atividade na época. Eu trabalhava em dois jornais como diagramador e em uma agência de publicidade como ilustrador. Eu só tinha o fim de semana para fazer o que realmente gostava: quadrinhos.
Estava a ponto de desistir quando Hélcio Carvalho, da Art & Comics, me ligou. Perguntando se eu não topava desenhar uma HQ para o mercado americano – uma história chamada “Santa Claws”. Topei na hora.
Confesso que achei que era mais um editor picareta na minha vida;  mas eu não tinha muito a perder... e o preço por página era muito bom. Não me arrependi. Já faz seis anos que isso aconteceu e, se hoje sou famoso e reconhecido nos Estados Unidos, parte disso se deve ao profissionalismo e a competência de meus agentes.
“Santa Claws” foi um dos melhores roteiros que recebi até hoje. É terror, humor e suspense da melhor qualidade; com um final realmente surpreendente. Acho que merecia ser transformado num filme.
Sou suspeito para julgar... mas é uma das minhas melhores histórias. Espero que gostem!"
                                                                         MIKE DEODATO JR.

Aí está galera, as dificuldades são enormes, mas nunca desistam do sonho!
Agora é só clicar no link para conhecer esta bela obra do nosso Mike Deodato Jr.

http://www.2shared.com/file/G1e2FnFx/Noite_Mortal-Santa_Claws.html

Um comentário:


  1. Olá galera do Gibis Brazucas, tudo bem?

    Por gentileza, poderiam reupar essa HQ, pois está off no local atual.

    Obrigado

    ResponderExcluir