domingo, 3 de fevereiro de 2013

LANÇAMENTOS

JERONIMO, O HERÓI DO SERTÃO # 12


Uma rara edição do final da década de 50, publicada pela editora RGE (Rio Gráfica editora), da adaptação do personagem de novela de rádio de Moisés Weltman,
para os quadrinhos.
Jeronimo e o moleque Saci, viveram suas aventuras nos quadrinhos, através dos roteiros das próprias histórias do rádio, através da arte do competente ilustrador brasileiro Edmundo Rodrigues.
Para conhecer esta edição de Outubro de 1958, é só  clicar no endereço abaixo, e seja o primeiro a comentar.


MYLAR, O HOMEM MISTÉRIO # 4


Mylar foi um personagem publicado pela pequena editora paulista "Taika", no inicio da década de 60.
Com o fenômeno ocorrido no inicio da década de 60 nos EUA, com o surgimento dos Super Heróis Marvel; a atenção dos editores do mundo todo inclusive aqui no Brasil, fez com que surgissem muitos Super Heróis, a maioria deles inspirados nos comics americanos.
Mylar foi um desses casos, e trazia os roteiros de Luis Quevedo que usava o pseudônimo de: Luis Meri; e os desenhos fantásticos de um dos maiores ilustradores do Brasil Eugênio Colonnese, com seu desenho perfeito e elegante.
Conheça esta edição lançada no inicio da década de 60, e seja um dos primeiros a deixar seu comentário.


O JUDOKA # 7


No final da década de 60, a EBAL (Editora Brasil America Ltda.); que além de seus títulos: Cinemim, Clássicos Ilustrados da Literatura, Edição Maravilhosa, Episódios da História Brasileira e Grandes Figuras, que tinha o objetivo de amenizar a ferrenha perseguição contra as histórias em quadrinhos, havia  se especializado em publicar no Brasil quadrinhos norte-americanos principalmente da editora DC Comics e Dell Comics, e pela circunstâncias decidiu investir num personagem genuinamente brasileiro.
Isso ocorreu por necessidade, pois o personagem Judô Master teve a sua produção descontinuada nos EUA depois da edição # 6, daí surgiu a ideia do personagem: O Judoka!
As aventuras do Judoka tinham os roteiros de Pedro Anísio, e vários desenhistas ilustraram as aventuras do personagem brasileiro.
Esta edição de estréia foi ilustrada pelo então iniciante Eduardo Baron. Os roteiros eram simples e ingênuos, de acordo com o publico alvo e conforme permitia a sensura do severo regime militar que imperava na época no Brasil.
Baixe esta histórica edição deste personagem que graças a estrutura desta grande editora acabou fazendo muito sucesso, e seja o primeiro a comentar a respeito desta publicação!











2 comentários:

  1. Olá amigo Sabino.
    Começou muito bem. Com três duma vez, e três obras muito boas, e bem diferentes uma das outras.
    O Jerónimo já conhecia, e tenho alguns números que lhe poderei enviar, logo que haja endereço electrónico próprio.
    O Mylar não conhecia, mas gostei. Simples e singelo, próprio da época, mas, até por isso, para mim, muito bom. Gostei, e gostaria de ver mais.
    O Judoka, já conhecia, mas vi pouco. Gostei deste número. Só não entendi uma coisa, este é o número 7 da colecção, no entanto fica-se com a ideia que esta é a primeira aventura do Judoka, ou será que após seis números é que contaram a sua origem? Se tiver mais, gostaria muito de ver.

    Parabéns pela iniciativa e muito obrigado por nos proporcionar a oportunidade de ver e/ou conhecer estas maravilhas.

    Luis

    ResponderExcluir
  2. Olá amigo Luis,
    Agradeço o seu apoio para esta minha nova empreitada de divulgar e preservar a memória dos quadrinhos brasileiros.
    Com relação ao Judoka, este # 7 é o primeiro mesmo, as 6 edições anteriores eram de um outro herói americano chamado Judô Master, que deixou de ser produzido, e a EBAL aproveitou o gancho para lançar o Judoka "brasileiro".
    Abração
    Sabino

    ResponderExcluir