sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

GIBIS DE GUERRA


Outro gênero que sempre fez muito sucesso nas revistas em quadrinhos brasileiras eram os gibis de guerra.
Sempre houve muitos títulos com o tema de guerra e a década de 60 se acentuou principalmente devido a um seriado americano chamado "Combate" estreado por Vic Morrow que fazia o papel de um sargento de um pelotão de reconhecimento que lutava na europa contra os alemães.
Nesta época a editora Taika de São Paulo lançou um título que levava o nome do seriado: "Combate", e a editora GEP lançou uma revista contando as façanhas da FEB (Força Expedicionária Brasileira) que lutou na Europa em campos de batalha da Itália.
O blog Banca dos Gibis Brazucas, trás hoje uma raridade de 1957, editada pelo Estudio Gráfico Garimar do Rio de Janeiro, que era dirigido por Ilo Iloy Lund.
A revista tem os roteiros baseados em histórias verídicas narradas pelo "pracinha" Paulo Vidal que lutou na Itália na FEB (Força Expedicionária Brasileira), e trás desenhos de Flavio Colin, Otto Brandes e até uma breve história americana avulsa desenhada por Frank Frazetta.
A revista narra as peripécias da FEB na mais sangrenta batalha da Itália em Montese, que precedeu a tomada de Monte Castelo.

Credito: blog HQPoint

Clique no link para conhecer esta antológica edição, e boa leitura.




Nenhum comentário:

Postar um comentário